segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um pouco da História do Antigo Porto


 Fonte: andreambiental.blogspot.com

O antigo porto de São João da Barra representou um grande papel no setor econômico da região Norte Fluminense. " O velho Porto mandava para a Europa e para Corte milhares de sacas de café e de açúcar para Portugal e o Rio de Janeiro", a cidade girava em função do  antigo Porto. Escoava  vários produtos próprios e  do interior de Minas Gerais como farinha de mandioca, charque bovino, derivados de leite, leguminosas, frutas e hortaliças.
Chegou a ter uma delegacia da Capitania do Porto da Corte e seis estaleiros de construção naval,  três Vice-Consulados- Portugal, Grã-Betanha e Países Baixos e posteriormente, os da Espanha e Baviera. Além de uma Companhia particular ( da elite) que fazia constantemente a linha São João da Barra-Hamburgo, na Alemanha e a linha São João da Barra- Liverpool, na Inglaterra.
Nessa época, o tráfico de escravos africanos ainda era muito importante para a economia da região. São João da Barra possuía pontos de desembarque dos escravos africanos,  locais como Manguinhos, Tatagiba, Buena e Santa Clara que hoje pertencem a São Francisco do Itabapoana.

É importante ressaltar, que no final do século XIX o meio de comunicação no Brasil  era muito precário, entretanto, o transporte fluvial prevalecia . Posteriormente, essa opção  de transporte foi modificado por uma série de fatores, entre eles, dois foram cruciais para essa mudança no final do século XIX e início do século XX: a ferrovia e depois a rodovia, proporcionando o meio de comunicação mais rápido e fretes mais convidativos.
Portanto, com a chegada da estrada de ferro no século XX desencadeou a decadência do Porto de São João da Barra e, consequentemente, da cidade.
                                                                             
 Fonte: Diversos livros regionais

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