sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Patrimônios Históricos de São João da Barra


17 de agosto é o dia Nacional do Patrimônio Histórico


Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.

Há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos da humanidade, através de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais.Mundialmente, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade. No Brasil, existe o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Este órgão atua, no Brasil, na gestão, proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil.

 Quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido, nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído.Lista de alguns patrimônios históricos mundiais: Pirâmides de Gizé (Egito), Machu Picchu (Peru),  Estátua da Liberdade (Estados Unidos), Muralha da China (China), Torre de Piza (Itália), Coliseu de Roma (Itália), Palácio de Versalhes (França), Torre Eiffel (França) e Acrópole de Atenas (Grécia).Lista de alguns patrimônios históricos do Brasil: Cidade Histórica de Ouro Preto (Minas Gerais), Centro Histórico de Olinda (Pernambuco), Pelourinho, Estação da Luz (São Paulo), Ruínas de São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul), Cristo Redentor (Rio de Janeiro), Conjunto Urbanístico de Brasília, Palácio do Catetinho (Brasília).


Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/patrimonio_historico.htm

 Patrimônios Históricos
 de São João da Barra Restaurados


Antiga Câmara e Cadeia Municipal: 
Construção de 1794, abrigou o poder público municipal. Atualmente,  funciona, na parte superior, a biblioteca e no andar térreo um depósito de material, mas em determinada época é transformado em salão de exposição.

Localização: Praça São João Batista s/nº, Centro.

Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8:00h às 17:00h.






Antigo Mercado Municipal:
Construção de 1902, atualmente abriga o Centro Cultural Narcisa Amália.
Localização: Rua Barão de Barcelos, 20, Centro - Tel: 2741-1689.







Estação Ferroviária de São João da Barra e Atafona:
Construção de 1896, ligando a praia de Atafona a Campos e daí ao Rio de Janeiro. Transportava passageiros e cargas da região e do exterior. Atualmente Estação das Artes- Artesanato local.







Prédio do Fórum Municipal:
Construção do séc. XIX, era a antiga residência do português mais rico, um importante traficante de escravos africanos do norte fluminense, André Gonçalves da Graça. Atualmente abriga o poder judiciário local.



Cine Teatro São João:
Instalado no prédio do antigo teatro São João na década de 30







Antigo Grupo Escolar Alberto Torres:
Construção do séc. XIX para servir de residência ao armador Coronel Manoel Joaquim Nunes Teixeira. Foi transformado para abrigar o grupo escolar Alberto Torres em 1922 e funcionou até 1970. Atualmente Palácio Cultural. O prédio foi tombado pelo INEPAC em 1979.
Localização: Rua dos Passos, 121, Centro.

Imagem de uma maquete







Canhão da Rainha:
Arma do fim do século XV e início do século XVI, feito de ferro maciço, pertencia ao donatário Pedro de Góes da Capitania da Paraíba do Sul, a mais antiga peça da armaria portuguesa deixada no Brasil. Foi encontrada na localidade de Cacimbas em 1840. Encontra-se em um pedestal de pedra, com altura aproximada de 1,50 m. Situa-se em uma pequena praça gramada às margens do Rio Paraíba do Sul, em frente a Prefeitura.


Algumas Igrejas

São João Batista




Nossa Senhora da Penha





Nossa Senhora dos Navegantes



Capela São Pedro- Quinto Distrito






Imagens: Arquivo pessoal