sábado, 11 de junho de 2011

Restaurado, Teatro Municipal de São Paulo é um presente para a cidade


             Fonte: brasildestino.wordpress.com

Programação de reabertura começa com concertos. Em julho, haverá a apresentação de companhias de balé, que já estão ensaiando.


Está tudo restaurado: a pintura, a cortina, o palco e a iluminação. O Teatro Municipal de São Paulo passou por uma super reforma e a cidade recebe este presente de volta neste fim de semana. No ano do centenário do teatro, ele está tinindo, brilhando e lindo.

Dentro dele, os equipamentos de som e luz do palco ganharam controles por computador. Uma mudança que vai permitir que o Teatro Municipal de São Paulo tenha uma programação muito mais variada. O prédio, inspirado na Ópera de Paris, é capaz de provocar paixão à primeira vista.

Um mês depois que o Teatro Municipal foi fechado para reforma, a recepcionista Luiza Nascimento começou a trabalhar do outro lado da rua. Às vésperas da reinauguração, ela fez uma visita ao prédio centenário.

Primeiro, um passeio pelo saguão principal, entre as colunas que imitam mármore. Do jeito que era na inauguração, em 1911. As 487 portas e os 25 conjuntos de vitrais foram desmontados e recuperados. O Salão Nobre tirou o fôlego da visitante.

"Não imaginei que fosse tão lindo assim, mesmo porque, por fora, ele estava com aquele aspecto meio que sujo. Estava. Agora, está lindíssimo”, diz a recepcionista Luiza Nascimento.

A reforma do teatro custou mais de R$ 7 milhões. O piso de madeira foi refeito, as pinturas recuperadas, os frisos estão recobertos de folhas de ouro, as portas de latão brilham como novas e ainda faltava ver o palco e a platéia.

A recepcionista afirma que não vai ficar olhando da calçada. “Venho para cá! É realmente muito lindo e vale a pena", afirma a recepcionista, que descobriu o que o assistente de palco, Anibal Marques, conhecido como Pelé, conhece desde os cinco anos de idade.

"Meu pai me trazia aqui, o martelo era maior do que eu. Ele me deixava aqui à vontade no meio dos técnicos, atores, diretores", diz o assistente de palco.

Ficou a vida inteira. Acompanhou a carreira do pai como assistente de palco e em 1978 assumiu a vaga. Viu a história e as mudanças. Atrás não houve restauração, houve modernização. Computadores controlam o som, as luzes e os mecanismos que seguram os cenários. Em vez de 33, agora são 77, e mais fortes. Podem suportar um peso de 48 toneladas.

"Vai ser mil vezes melhor porque o movimento que a gente fazia com dois ou três pessoas, posso fazer com uma. Estou muito satisfeito pela reforma e pelo prazer de trabalhar no Teatro Municipal”, diz, emocionado, o assistente.

A programação de reabertura começa com concertos. Em julho, haverá a apresentação de companhias de balé, que já estão ensaiando. O Balé da cidade rodou o mundo. Mas voltar pra casa, que está brilhando, é especial.

“A magnitude da arquitetura e da história que ele carrega tem uma importância enorme. Não sópara o balé, mas para todo artista. A gente tem a nítida sensação de fazer parte da história da cidade”, celebra a diretora do "Balé da cidade", Lara Pinheiro.

Artistas e amantes das artes têm o que comemorar. Desde que a reinauguração foi anunciada, o Teatro Municipal tem recebido contatos do Brasil e do mundo inteiro. "Ele vai ser uma vitrine do que é o panorama cultural do mundo hoje em dia. Todos os artistas que voltaram para o palco para fazer os ensaios para inauguração, todo mundo ficava olhando para cima. Ao mesmo tempo é um prazer, uma nostalgia, uma saudade, um orgulho de estar no de volta ao local. É uma reverência ao espaço e o mais importante: uma grande programação artística para esse ano e para os próximos", conta o Maestro Abel Rocha, diretor artístico do Teatro Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentarios publicados nesse Blog sao moderados. Nao aceitamos insultos ou coisas parecidas.