sexta-feira, 29 de julho de 2011

São João da Barra poderá ter Geoparque

O governo do Rio de Janeiro vai pleitear na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) a criação do Geoparque Costões e Lagunas que abrangerá 15 municípios do litoral fluminense, de Maricá, na região metropolitana, até São João da Barra, no norte fluminense.
O projeto, se aprovado, dará ao país o segundo geoparque das Américas e o 78ª do mundo. O Geoparque de Araripe foi criado em 2006, no Ceará. Os estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também já apresentaram propostas e pleiteiam o selo, que garante reconhecimento mundial, por meio de uma rede global, estimulando o turismo científico e cultural.
O projeto será apresentado à Unesco em setembro, e a chancela, se concedida, ocorrerá em um prazo de seis meses a um ano, como explicou à Agência Brasil a diretora de Mineração e Meio Ambiente do Departamento de Recursos Minerais (DRM) do estado, Débora Toci.
“O fundamental da iniciativa na Unesco é a demonstração de que há toda uma preocupação ambiental, mas inserida também na própria população de que preservar os pontos de interesse, sejam geológico ou histórico, é bom para ela mesma. Desde a importância da biodiversidade que a região tem, passando pela relevância de sua geologia, arqueologia até a relevância histórica”, disse.
Segundo informações do governo do estado, a sede do geoparque ficará na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e prevê a construção de um museu para reunir objetos e documentos que relatem a história e a relevância científica dos 104 sítios já mapeados.

Muito Legal!!!!!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

 
Cine Teatro São João 
( São João da Barra-RJ)
 
 


A história do teatro em São João da Barra remonta os tempos da pequena ermida de São João Batista quando os padres ensaiavam com as crianças da vila, ainda nos séculos XVII, XVIII, Autos Religiosos a fim de melhor ensinar os evangelhos e um rebanho de iletrados.
Mas é no século XIX que a arte vai intensificar-se oferecendo ao público sanjoanense uma gama de espetáculos que iam dos religiosos aos satíricos, dos dramas circenses aos folclóricos espetáculos de folias, reisados, congadas e outras espécies de artes interpretativas, quer com artistas locais ou de companhias itinerantes chegadas por nosso porto.
Tão intensa era a arte cênica em nossa cidade que no início no século XX um grupo de entusiastas liderados pelo Cel. Cintra, à frente da Sociedade Beneficente dos Artistas que havia sido fundada em 1892, dá início às obras de construção de um “soberbo e confortável” teatro inaugurado em 1906 com a denominação de Teatro São João.
Com a difusão do cinema, primeiro mudo, depois falado, o prédio passa então comportar mais esta forma de arte, funcionando com assiduidade em sessão de cinema e espetáculos teatrais nas várias fases dos diversos grupos.
Até a década de 80 do século XX, nosso espaço abrigou inúmeros espetáculos de dança, música, teatro e cinema. Mas com o progresso do cotidiano e o descaso pela cultura, nosso templo de artes cênicas fecha suas portas num período de declínio.
Surge então o Grupo Teatro “Nós da rua”, em 2004, como um movimento político-cultural que visava pacificamente protestar contra o descaso do poder público com a arte Goethe e João Caetano. No alvorecer do século XXI, esse grupo de amantes das artes cênicas reúne-se e resolve fazer teatro na rua.
No ano de 2005, o velho e abandonado Cine Teatro é adquirido pela Prefeitura, e logo após, restaurando e agora, devolvido à comunidade para que os sanjoanenses possam expressar a sua arte e oferecer aos visitantes cultura e diversão.
O Cine Teatro São João, sala de visitas da terra de Narcisa Amália, totalmente restaurado em seu estilo clássico, sendo dotado de mobiliário de época, aliado a tecnologia de um possante sistema de luz e som, oferece ainda 200 confortáveis poltronas, acústica perfeita, além de “toiletes” modernas e adequadas aos portadores de necessidades especiais.
Como função social, trabalhamos cinema através de exibição de documentários, filmes consagrados e de difícil acesso à população. Sempre arrecadamos na entrada 01kg de alimento, onde é revertido para a Secretaria de Ação Social que posteriormente é revertido para famílias carentes. Referente a apresentações artísticas (música, dança e teatro), geralmente são com os grupos de nossa própria cidade ou região. Disponibilizamos para estes todo o equipamento de som e luz juntamente com um supervisor técnico, limpeza completa do teatro, mídia em jornal, televisão e rádio local.
Nosso espaço não se adequa a grandes e caros espetáculos é próprio para a prata da casa, na dança, na música, na poesia, na pintura e no teatro. Nosso espaço é múltiplo e democrático.
 
Inauguração em 1906


Lustre Austríaco (foyer)

 Platéia - 170 lugares


 Re - abertura em 22 de junho de 2006


Leia mais no site do Cine Teatro São João: http://cineteatrosaojoao.blogspot.com/
 

domingo, 24 de julho de 2011

 Linguagem Popular de Campos e São João da Barra



Lamparão =
Catiço = Utilizado para se referir a algo com sentido pejorativo
Lambreta = Sandália de dedo
Satamoita =
Dijahoje = Hoje Cedo
Lampeta = a fusão de Lamparão com Capeta
Cabrunco = Variação da palavra Carbúnculo, utilizado em exclamações ou para se referir a algo com sentido pejorativo
Ariar = Limpar com Palha de aço
Romper = Passar por algum lugar.
Pocar = Estourar
Varejar = Jogar, (o mesmo que Cepar)
Lambimento = Mimo
Enxugador = Toalha de Banho
Engomador = Ferro de passar roupas
Futi = ânus
Satamoita =
Friso = Grampo de cabelo
Garrutilho =
Roncolho
Pinha = Fruta do Conde
Laranja Pocan = Mexerica
Seta = Estilingue
Papa-fumo = Libélula
Munado = O mesmo que Muito irritado, bravo
Baleba = Bola de gude
Tisgo
galopante
Machucador = Socador de Alho
Póquinha = Biscoito de Polvilho
Pé de árvore = árvore
Pipa avoada = Pipa que cai livremente


Participe!!!!!
Colabore preenchendo os significados.