quarta-feira, 27 de março de 2013


 Programação da Festa da Penha em Atafona


A tradicional festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, que este ano acontece entre os dias quatro e oito de abril, com o tema “Maria, mãe da Fé”, já tem a programação definida. A dupla Hugo & Tiago é a principal atração da programação recreativa, no domingo da festa. Na parte religiosa, o padre Omar, reitor do santuário do Cristo Redentor, se apresenta no sábado, 6, às 20h30 e o padre Antônio Maria encerra a festa na segunda-feira, 8, às 21h.
Nossa Senhora da Penha possui uma das festas religiosas mais importantes de todo o Estado do Rio de Janeiro. Todos os anos milhares de fiéis participam das comemorações da padroeira de Atafona. A festa, que vai de quinta à segunda-feira atrai romeiros de vários estados e municípios brasileiros, principalmente das cidades da região como São Francisco de Itabapoana, Campos e Macaé. O evento é realizado pela Irmandade de Nossa Senhora da Penha, com apoio da prefeitura de São João da Barra.
Na programação religiosa, os destaques são as procissões e a missa campal da segunda-feira. As missa do tríduo acontecem de quinta a sábado, sempre às 19h. No domingo, a missa acontece domingo, às 9h30, seguido de batizados. A procissão fluvial acontece no domingo, 7, saindo da igreja às 15h. No dia da padroeira, segunda,8, amissa campal acontece às 10h. A procissão de Nossa Senhora da Penha, que recebe cerca de 10 mil devotos, segundo a Irmandade, começa a sair da igreja às 17h.
Já nas atividades recreativas, além do show da dupla Hugo e Tiago, outros cinco shows locais se apresentam na festa (confira todos os shows no final da matéria).
A programação esportiva também movimenta os dias de festa em Atafona. Comrealização do departamento de Esporte da prefeitura de São João da Barra, na manhã do domingo, 7, acontecem as tradicionais provas de atletismo e ciclismo. Também na manhã de domingo será realizado, pela primeira vez, um torneio de beach soccer.
Competições tradicionais como pau de sebo e cabo de guerra também fazem parte da programação da festa organizada há 156 anos pela Irmandade de Nossa Senhora da Penha.
Novidade
A principal novidade da Festa da Penha em 2013 é o “Auto de Maria”, que será apresentado no domingo, 7, às 19h. Serão disponibilizadas duas mil cadeiras, para que o público possa acompanhar a apresentação, que neste ano tem como tema “Maria, mãe da Fé”. A apresentação substitui a encenação que acontecia antes da coroação na chegada da procissão na segunda-feira.
Horários dos shows
Sexta-feira – 05/04
Palco 1: Zé Carlos e Rogério às 22h;
Palco 2: Forró Levanta Saia à 0h.
Sábado – 06/04
Palco 2: Padre Omar às 20h30;
Palco 1: TB-6 às 22h30;
Palco 2: Swing Moleque à 0h30.
Domingo – 07/04
Palco 1: Hugo e Tiago às 23h;
Palco 2: Fabrício e Banda à 1h.
Segunda-feira – 08/04
Palco 1: Padre Antônio Maria às 21h.

Fonte: httphttp://www.sjbonline.com.br/