terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Caravana cultural chega a Campos, Macaé e São João da Barra

Publicado em: 03 de dezembro de 2013 | PORTALOZK.COM CAMPOS-RJ 
A caravana do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro retorna à região Norte Fluminense em busca de mais riquezas e diversidades da cultura do estado. Nesta fase, pesquisadores percorrem por Macaé (dias 02 e 03 de dezembro); São João da Barra (04 de dezembro) e Campos dos Goytacazes (05 e 06 de dezembro) para identificar, nesses municípios, mais encantos do patrimônio material e imaterial, como música, teatro, artes visuais, arquitetura, gastronomia e dança. Entre as muitas preciosidades culturais e artísticas do Norte Fluminense visitadas nesta fase pela caravana cultural, estão o Coletivo Só pra Moer, a Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores e o Barracão do Boi Pintadinho, em Macaé; a bordadeira Marinez, o carnavalesco João Antônio Gaiato e o Polo Gastronômico, em São João da Barra. Em Campos, a caravana vai conferir a arte da Banda Red Jack e a Roda de jongo da Noinha, entre outras programações locais.
Em 2014, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro ganhará uma versão em inglês para apoiar os grandes eventos internacionais. Todo o novo conteúdo do portalwww.mapadecultura.rj.gov.br, lançado há um ano, será bilíngue. Mais de 3 mil verbetes serão traduzidos e 7 mil fotos e 93 vídeos sobre a cultura do Rio de Janeiro já publicados serão legendados. O projeto Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma grande enciclopédia digital sobre a cultura do Rio, que inclui temas variados como o quilombo São José, em Valença; as rodas da Mana Chica de São Francisco de Itabapoana; as batalhas de MCs que movimentam os domingos de Teresópolis e as rodas de jongo, forrós e folias de reis presentes em várias cidades.
Depois de percorrer, na primeira fase, todos os municípios do estado, os jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas do projeto buscam agora de mais manifestações culturais, personagens e patrimônios do Rio de Janeiro. Nessa segunda etapa, serão produzidos 20 vídeos, ensaios fotográficos e centenas de textos sobre a cultura de 20 cidades das 08 regiões do estado – Metropolitana, Norte, Noroeste, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba, Costa Verde e Baixadas Litorâneas.
As caravanas do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro percorrem novamente, até o dia 13 de dezembro, os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Angra dos Reis, Paraty, Niterói, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Miracema e Santo Antônio de Pádua.
Disponível na web desde 2012, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção, coordenação e conteúdo da Diadorim Ideias, e oferece um mergulho na cultura do Rio a partir do levantamento de espaços culturais, agenda fixa cultural, personagens, patrimônio material e imaterial e destaques em áreas como dança, cinema, gastronomia, circo e literatura.