A influência cultural dos EUA no Brasil
Publicado em maio 27, 2009 por colegiao
A influência americana começou a atingir o mundo inteiro devido aos produtos da indústria cultural (cinematográfica, fonográfica, publicitária etc.). O rádio, a TV, as revistas, os quadrinhos e o cinema também contribuíram muito para que o inglês se tornasse uma língua universal.
Hoje em dia é esta a língua dominante nos setores de grandes negócios e nas principais indústrias. Cerca de 65% das informações relacionadas a todos os meios de comunicação do mundo são dominadas pelos norte-americanos.
Os EUA também dominam o mercado de consumo. Percebemos isso em vários elementos como: Coca-Cola, Mc Donald’s, jeans, camisetas, tênis, fast-food, goma de mascar, rock e filmes de ação, que se tornaram símbolo da cultura mundial com a mensagem “Made in USA”.
Isso acontece devido à globalização, pois interligam todos eles, formando grandes empresas multinacionais.
Para os EUA é bom dominar a indústria mundial, pois isto cria uma espécie de simpatia que faz com que a maioria das pessoas apóie os norte-americanos.
Os americanos também vendem muito mais produtos, dentro de outros países, que até mesmo os próprios influenciados.
Esta influência atinge os jovens de todo o mundo, pois a moda mundial vem dos EUA. Assim, olhando para fotos de um grande grupo de adolescentes de diferentes países, não conseguimos diferenciar suas origens étnicas nem nacionais.
EXEMPLO TÍPICO DESSA INFLUÊNCIA
Todos estão expostos a essa influência. Dessa forma, o mais importante é cada um aprender a lidar com esse fenômeno social com responsabilidade e crítica.
Vejam esse exemplo. A música dos Estados Unidos reflete a população multi-étnica através estilos diversos. Rock and roll, blues, country, blues, jazz, pop, techno, e hip hop estão entre os gêneros musicais do país mais reconhecidos internacionalmente.
Os Estados Unidos possuem a maior indústria musical do mundo e sua música é ouvida em todas as partes do planeta. Desde o começo do século XX, algumas formas de música popular americana têm ganhado audiência global. A Música se relaciona com vários aspectos sociais e culturais dos Estados Unidos: a estrutura social americana, aspectos étnicos e raciais, religiosos, lingüísticos, de gênero, assim como aspectos sexuais.
A situação econômica e social distingue a produção e o consumo da música americana, com as classes mais altas patrocinando a música clássica e a música rural e étnica geralmente ligada aos mais pobres. No entanto, essa divisão não é absoluta, sendo mais aparente do que real; a música country, por exemplo, é um gênero comercial destinado ao “apelo à identidade da classe trabalhadora, enquanto seus ouvintes podem ou não ser trabalhadores de fato”.
A música country relaciona-se também com a identidade geográfica, sendo rural em sua origem e função; outros gêneros, como blues e o hip hop são tidos como urbanos.
Atualmente em nossas emissoras de rádio, nos programas de TV, nas trilhas sonoras de filmes e novelas, e mesmo em festas ou eventos sociais, mais de 70% das músicas executadas são americanas ou pelo menos cantada em língua inglesa. Isso reflete a grande influencia da cultura norte-americana não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Fonte: http://historiacolegiao.wordpress.com/2009/05/27/a-influencia-cultural-dos-eua-no-brasil/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentarios publicados nesse Blog sao moderados. Nao aceitamos insultos ou coisas parecidas.