terça-feira, 7 de junho de 2011

O Grande Historiador Sanjoanense João Oscar


                                       [joãooscar]

VIDA E OBRA RESUMIDAS DE JOÃO OSCAR


Nascido em São João da Barra em 06/04/1939, fruto da união matrimonial de Nilza e Manoel de Souza Pinto, conviveu a sua infância travessa com seus irmãos José Augusto, Benedito Carlos (Gá), Manuel (Baeca) e Maria da Penha (Pepenha), brincou de balebas(bolas de gude), pião, subia em árvores (onde lhe rendeu uma queda com cortes profundos na cabeça), nadou escondido no caudaloso rio Paraíba e lutou com espadas de madeira nas dunas das restingas sanjoanenses avidamente, entusiasmado pelos contos que seu pai lia aos finais de semana, tirados da coleção "Tesouros da Juventude". João Oscar só não gostava de setas (atiradeiras) e defendia os pássaros.

Depois de ter aprendido a escrever e ler suas primeiras palavras no antigo Grupo Escolar Alberto Torres "Grupo Velho", saiu de São João da Barra para tornar-se interno do Cólegio São Salvador em Campos, onde passou a ser ao mesmo tempo estudante, roupeiro e monitor de seus colegas no auxílio das matérias escolares. Com certa idade - não lhe cabia mais o internato - rumou para o Rio de Janeiro, ainda na sua mocidade, tendo trabalhado como vendedor de enciclopédias, depois como representante de produtos provenientes de laboratórios farmacêuticos e até mesmo como tomador de conta de cães de "madames" no Kennell Clube do Rio, só para angariar fundos para pagar a sua Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, onde tornou-se bacharel com louvor. Esta época foi um período de grandes emoções para João Oscar onde, em sua plenitude jovial, perde seu pai Manoel de Souza Pinto, torna-se um ativista de idéias revolucionárias e com vínculos ao sindicalismo participa de enfrentamentos aos militares na época da ditadura, onde foi perseguido e quase perdeu a vida (relatos no livro "Juventude Vermelha", de sua autoria).
Depois de formado em Direito e "mais brando quanto às suas convicções ideológicas", João Oscar sobe a serra e vai firmar moradia em Teresópolis, onde conhece sua futura esposa Cecília Pinto e passa a trabalhar - à convite de seu tio Roger Malhardes - no Cartório do 3º Ofício de Teresópolis como Tabelião Substituto. (Desta união nascem Luiz Alberto, hoje advogado e Andre Pinto, hoje Administrador.)

Foi em Teresópolis que sua vida intelectual deu um grande salto, fazendo de João Oscar membro de diversas academias de letras e literatura, associações, clubes de serviço e maçonaria, tornando-se um dos mais destacados intelectuais da historiografia fluminense, escrevendo diversos livros dos quais, os mais importantes "Apontamentos para a História de São João da Barra", referência para todos os historiadores que desejam debruçar-se sobre a história da região,"Introdução à História Literária de São João da Barra", "Subsídios Para a História de Teresópolis", "Narcisa Amália - Vida e Poesia","Escravidão & Engenhos",entre outras obras relevantes. Excelente orador e conhecedor profundo da historia da Inconfidência Mineira, João Oscar participou, em 1973, de um Reality Show denominado "O Céu é o Limite", na TV Tupi, dirigido pelo comunicador J. Silvestre. Sua carreira profissional não ficou somente baseada como tabelião do 3º Ofício de Notas, João Oscar foi também professor, Diretor, Vice-Diretor, Membro do Conselho Deliberativo e Presidente da Feso - Fundação Educacional Serra dos Órgãos - em Teresópolis, gerindo a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e Econômicas por muitos anos (FACCE).
Por seus trabalhos historiográficos recebeu a maior Comenda de Mérito do Governo do Estado do Rio, a Medalha Tiradentes. O então escritor, historiador, poeta, romancista e tabelião, passa a ter contatos com diversas autoridades do mundo político como os Governadores Celso Peçanha, Leonel Brizola e Moreira Franco, Senador Roberto Campos, Ex-Presidente Geisel, Presidente Collor de Mello, Ministro da Cultura Arnaldo Niskier, Deputado Estadual Roger Malhardes entre outros.
Com o pedido de sua aposentadoria, João Oscar retorna à São João da Barra e faz parte da Comissão Organizadora do Sesquicentenário de aniversário da cidade e também foi convidado a estar como Secretário Municipal de Educação e Cultura, no Governo Ranulfo Vidigal, onde administrou mais de 70 escolas municipais no então extenso território sanjoanense antes da sua emancipação.Recebe a Medalha Mérito Barão de São João da Barra por serviços prestados ao município. João Oscar, que durante sua vida intelectual, nunca pensara em ser político, é convencido a participar como candidato à Vice-Prefeito com Ditinho Campista às eleições de 1996, pelo PDT, onde foi derrotado nas urnas, mas, retorna meses depois com mais força ao mundo literário onde produz uma de suas mais esplêndidas obras denominada "Juventude Vermelha", editada pela renomada e centenária Francisco Alves Editora, tendo seu livro estampadonas vitrines das livrarias mais importantes do país.
O saudoso João Oscar, que sempre teve sua vida voltada para a família, deixou na memória um legado de boas contribuições históricas ao país, à região Norte Fluminense e à cidade de São João da Barra, bem como aos seus amigos, admiradores e parentes, e, com sua passagem para o outro plano, em 06/06/06 - pois poeta não morre jamais - tornou-se mais um vulto da intelectualidade sanjoanense que mereceu ter a sala de arquivos históricos do recém inaugurado Palácio Cultural Carlos Martins - antigo "Grupo Velho" - com o seu nome, local onde estudou as primeiras frases da vida brilhante e irradiante que iria se desenrolar.
Atualmente, as obras de João Oscar encontram-se em diversas bibliotecas públicas e particulares à disposição de pesquisas, como O Centro Cultural Narcisa Amália,Casa de Cultura Zenriques em São João da Barra, Palácio da Cultura em Campos, Academia Campista de Letras, Academia Teresopolitana de Letras, Faculdade de Filosofia de Campos, Fundação Educacional Serra dos Órgãos em Teresópolis, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Instituto Histórico do Rio de Janeiro e Biblioteca Nacional de Washington, nos EUA, Biblioteca Nacional de Cuba, entre outras.
Sites de venda do livro "Juventude Vermelha" na internet:
http://www.planetanews.com/produtos/10
Leia mais: http://poetasanjoanense.blogspot.com/2009/05/vida-e-obra-resumidas-de-joao-oscar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentarios publicados nesse Blog sao moderados. Nao aceitamos insultos ou coisas parecidas.