sábado, 11 de junho de 2011


Porto do Açu é tema de dissertação de mestrado no IF Fluminense


Aluno do IFF defende a dissertação do Mestrado de Engenharia Ambiental entitulada "Avaliação dos Impactos Sócio-Econômicos e Ambientais do Complexo Industrial Portuário do Açu

     O aluno do IF Fluminense, Roger Rangel Coutinho, defende na tarde dessa sexta-feira a dissertação do Mestrado Profissional de Engenharia Ambiental intitulada “Avaliação dos Impactos Sócio-Econômicos e Ambientais do Complexo Industrial Portuário do Açu” enfatizando os impactos ocasionados pelo processo de adensamento populacional da AID (Área de Influência Direta).

     Durante a pesquisa, o aluno utilizou a metodologia denominada “Pegada Ecológica”, para avaliar os impactos sociais, ambientais e sócio-econômicos em um raio de 20 km no entorno do complexo portuário. Em termos populacionais, a perspectiva é que a população de São João da Barra que atualmente é de aproximadamente 30mil habitantes seja de 200mil em 2025.

 Também foi feita uma mensuração da capacidade do meio natural de produzir matéria-prima necessária para a manutenção do homem na região e sua capacidade de exilar os resíduos produzidos. Informações sobre os padrões de consumo de recursos, de produção de resíduos e ocupação do solo também foram pesquisadas, concluindo o Balanço Ecológico da área.

     “O poder de atração do complexo portuário é muito grande e os impactos ambientais que esse crescimento populacional acarretaria seriam maiores até mesmo que os impactos causados pelas atividades do complexo“ – afirma.

     Para Roger, a área possui sustentabilidade ecológica, mas caso as previsões de crescimento populacional se concretizem, sem que sejam implementadas ações pró-ativas de planejamento ambiental e urbanização, a situação ficará insustentável.

     “Não tem como você impedir alguém de se mudar para lugar nenhum, principalmente com a geração de empregos do complexo, daí o impacto ser tão forte. Já os impactos das atividades do complexo podem, com a atual tecnologia, serem diminuídos como, por exemplo, a reciclagem” conclui.

     A defesa da dissertação acontece nessa sexta-feira, às 16h, no Auditório Reginaldo Rangel, no campus Campos-Centro. Na banca de avaliação estarão os professores Luiz de Pinedo e Romeu Silva Neto, do IF Fluminense, e Teresa Peixoto Faria, do CCH/UENF.


Fonte:http://www.iff.edu.br/news/porto-do-acu-e-tema-de-dissertacao-de-mestrado-no-iff/?searchterm=None

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentarios publicados nesse Blog sao moderados. Nao aceitamos insultos ou coisas parecidas.