quinta-feira, 6 de junho de 2013


Circuito Junino 2013







        O Circuito Junino de São João da Barra é um dos maiores festejos do interior do Estado do Rio de Janeiro. São diversas atrações com shows, missas solenes, competições esportivas, corrida rústica, ciclismo, caiaque, natação, barco a vela, dentre outros.
Este evento caracteriza muito bem as manifestações da cultura popular, as crenças, as resistências, a tradição como comidas típicas, artesanato, esporte, barraquinhas, celebração, quadrilhas e músicas.
A Procissão fluvial é uma das fortes manifestações culturais do município que vem passando de geração em geração ao longo dos anos.
Esta tradição homenageia três santos que são: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. No dia 13 de junho a homenagem é para o Santo Antônio (dia do padroeiro dos pobres e casamenteiros). 
No dia 24 de junho é comemorada a principal festa do Circuito que tem sua origem no século XVII, dia do Padroeiro da cidade, São João Batista. E por fim, a Festa de São Pedro no dia 29 de junho, padroeiro dos pescadores. A Festa de São Pedro tem procissão fluvial com diversos barcos enfeitados e bem coloridos. As comemorações acontecem na sede e nos distritos de Cajueiro e Pipeiras.
Os festejos do Circuito Junino inclui ainda, leilão de prendas, FESCAM (Festival de Música), concursos de quadrilhas, entre outras atrações que atrai diversos turistas da região e do Estado do Rio de Janeiro. O evento terá diversos shows, tais bandas como: Jeito Moleque, Naldo Benny, Guilherme e Santiago, Perdidos na Selva e Gabriel Gava.





Fonte das imagens: www.facebook.com/sjboficial