quinta-feira, 31 de outubro de 2013



Hoje também é celebrado o Dia do Saci!

A data não é coincidência: foi criada para valorizar a cultura nacional frente ao Dia das Bruxas, comemorado em países de língua inglesa. 





quarta-feira, 30 de outubro de 2013


                 5 de Novembro “Dia Nacional da Cultura Brasileira”



Origem da palavra cultura e seu significado
A palavra cultura origina-se do latim medieval e significa cultivar o solo, cuidar da terra. Ao longo do tempo, esse termo passou a ser aplicado em diferentes contextos da vida humana e, consequentemente, a ser objeto de várias áreas do conhecimento.

Conceitos de cultura

“Cultura não é simplesmente a arte ou o evento [mas] criação individual e coletiva das obras de arte, do pensamento, os valores, dos comportamentos e do imaginário.” (CHAUÍ, 1992, p. 41)
“Conjunto de traços característicos do modo de vida de uma sociedade, de uma comunidade ou de um grupo, aí compreendidos os aspectos que se podem considerar como os mais cotidianos, os mais triviais ou os mais inconfessáveis” (FORQUIN, 1993, p. 11).

Em função de sua complexidade e importância, o conceito de cultura tem sido abordado por um considerável número de autores. Um conjunto de experiências humanas construídas pelo contato social e acumuladas pelos povos, ao longo do tempo.
 Assim, ela corresponde, na prática, à expressiva variedade de processos e modos de convivência pelos quais os povos constroem suas identidades. Cultura corresponde a tudo aquilo que os indivíduos possuem, pensam e realizam como membros de determinada sociedade. Dessa forma, as maneiras diversificadas de as pessoas viverem também é cultura.

De fato, o termo cultura abarca elementos diversos
– conhecimentos, crenças, comportamentos, artes, costumes, leis, moral, técnicas, valores, e todo e qualquer hábito adquirido pelo indivíduo como membro de determinada sociedade. Por isso, dizemos que ela representa a identidade própria dos homens em determinado tempo e espaço. Isto porque os valores espirituais e materiais vivenciados pelos homens são construídos e transmitidos coletivamente, e acabam por caracterizar uma sociedade.

Diversidade cultural
Figura 1: Maracatu e Bumba meu Boi (Nordeste), Boi-bumbá (Norte), Procissão do Fogaréu (Centro-oeste), Carnaval (Sudeste) e Festa da Uva (Sul): culturas diversas em um mesmo país!

A diversidade cultural é um conceito abrangente, dizendo respeito ao complexo de diferenças culturais que podemos observar entre os indivíduos, tais como linguagem, danças, vestuário, tradições, preceitos morais, religião e as próprias formas de os indivíduos se organizarem em determinada sociedade. Este conceito diz respeito à variedade de práticas culturais e ideias expressas pelas pessoas em determinado ambiente social. (SOUSA, 2008, p. 132)

Figura 2: Capoeira: influência africana
Assim, quando falamos em diversidade cultural entendemos que há distintas sociedades e culturas. Em diferentes tempos e espaços, os humanos adotam maneiras variadas de convivência, valorizando suas diferenças e criando formas de expressá-las em seu meio social. De fato, são justamente as diferenças sociais que traduzem a possibilidade de os indivíduos ampliarem suas experiências culturais na sociedade, à medida que podem recriar, dentre outros, valores, normas, ideias, saberes, hábitos e crenças. Dessa forma, recriam permanentemente a própria cultura.

É importante ressaltar ainda a Cultura popular X Cultura erudita

Cultura popular:

Em sua vida cotidiana, você já percebeu que, como brasileiros, possuímos um grande número de manifestações culturais. Por exemplo: carnaval, festas juninas, a força que possuem o futebol, o artesanato, as danças, determinadas crendices e festas religiosas. A esse tipo de manifestações de um povo damos o nome de cultura popular.

A cultura popular pode ser compreendida, então, como o conjunto de valores tradicionais de determinado povo, que ganham expressão em forma artística dos mais variados tipos. Uma das principais características desse tipo de cultura é o fato de as verdades produzidas pelos indivíduos em seu contexto cotidiano serem, em geral, produzidas e consumidas pelas pessoas que as geram.

Cultura erudita:




Refere-se normalmente àquela cultura que se aprende em livros, escolas, universidades. Em certo sentido esse tipo de cultura provém do pensamento científico, livros, pesquisas universitárias ou, ainda, de estudos gerais construídos com base em variadas leituras. Ela está presente, também, em museus, arte e exposições.
Esses dois tipos de cultura convivem em nossa realidade social e não devem ser classificadas como superior ou inferior, pois ambas traduzem formas importantes de vivermos em sociedade e contribuem grandemente para a nossa formação como pessoa e como cidadão.
Todavia, a sociedade contemporânea tem se mostrado, cada vez mais, complexa, além de se transformar bastante ao longo do tempo. Em consequência disso, é possível identificar nela mais um tipo de cultura – a cultura de massa.
A cultura de massa pode ser compreendida como aquela é transmita pelos meios de comunicação de massa (jornais, revistas, televisão, cinema, internet, dentre outros).


Referência:
CABRAL, Alexandre...[et.al]. Ciências humanas e suas tecnologias módulo 1, volume 1. Rio de Janeiro. Fundação CECIERJ, 2012.



Prédios Históricos de SJB são certificados

Patrimônios Culturais de São João da Barra recebem Certificação do Instituto Herity no dia da Cultura

Por: Gil Miranda

São João da Barra vai receber na próxima terça-feira (05), dia da Cultura, representantes da Herity Internacional, para a entrega das licenças e das Certificações de Qualidade da Gestão do Patrimônio Cultural dos prédios históricos Estação das Artes Derly Machado, Cine Teatro São João, Centro Cultural Narcisa Amália, Igreja de São João Batista, Palácio Cultural Carlos Martins e Casa de Cultura João Oscar.
O município, através do Poder Público Municipal, em 2012, se manifestou oficialmente em participar da certificação e conseguiu importantes parcerias com o Instituto IBIO e o Instituto EBX, através das participações da população nas rodas de debates sobre cultura junto à Gestão Integrada do Território (GIT). Com a visita da Comissão da Instituição, São João da Barra conquistou a certificação após passar pela primeira fase do processo. A organização levou em consideração os quatro quesitos determinantes: percepção do bem cultural – relevância; estado de manutenção e restauro – conservação; informação transmitida ao visitante – comunicação; qualidade de acolhimento – serviços.
A Herity, que tem sede em Roma na Itália, é uma instituição totalmente independente, sem fins lucrativos, que visa o incentivo e a preservação dos espaços patrimoniais culturais materiais de relevância e o desenvolvimento econômico, buscando sempre o equilíbrio entre esses fatores, componentes da sustentabilidade. A busca da gerência consciente dos patrimônios culturais materiais a serem certificados é o que, na realidade, move a Herity Internacional. Além disso, a Instituição tem importante visão em trabalhar pela gestão de qualidade do patrimônio cultural mundial.
Diante das observações feitas e dos resultados obtidos pela participação da Herity, São João da Barra se tornou o mais novo local a fazer parte de tão importante certificação, que já existe pelo mundo em 243 lugares diferentes, desde 2004. A própria UNESCO vem reconhecendo a certificação Herity como forte ferramenta de gestão de qualidade de patrimônios culturais materiais, tornando-se do conhecimento de seus resultados como parâmetros para políticas internacionais de vigília e incentivo de conservação dos diversos patrimônios culturais espalhados pelo globo terrestre. A cidade entra para um rol de patrimônios culturais relevantes, certificados no Brasil e no mundo, destacando-se entre eles: Museu das Minas e do Metal – Minas Gerais, Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí, onde foi encontrada a ossada do primeiro homem americano, São José – Santa Catarina e a Fortaleza da Barra – Santos, São Paulo.

Os Alvos - Símbolos que compõem as placas de cada Certificação Herity, conquistadas pelos prédios locais. Depois de fixadas em cada espaço, as placas visam incentivar seus gestores à busca de melhorias constantes nos quatro quesitos, cujo objetivo é o de se chegar próximo a excelência da gestão de patrimônio cultural, com alto grau de satisfação dos seus visitantes. Vale ressaltar, que a certificação da Herity tem prazo de vencimento de três anos. Daí, a Prefeitura de São João da Barra, poderá manifestar novamente o interesse em pedir a sua reavaliação para aumentar, dentro do alvo de cada prédio, sua pontuação nos quatro quesitos que são mostrados transparentemente para o público visitante. 


Programação 
A programação tem início às 10h, com a coletiva de imprensa que acontece em solenidade oficial no Prédio da Casa de Câmara e Cadeia. Em seguida haverá a entrega das licenças e certificados para cada gestor dos espaços culturais, descerramento das placas e apresentações culturais locais.
- 14h Entrega da licença e descerramento de placa na Estação das Artes Derly Machado/ Feira externa com barracas do artesanato local e degustação dos doces típicos.
- 15h Entrega da licença e descerramento de placa no Cine Teatro São João/ Apresentação de vídeo institucional de movimento teatral e esquete.
- 16h Entrega da licença e descerramento de placa no Centro Cultural Narcisa Amália/ Apresentação do Monólogo “Vida de Narcisa Amália” e mostras das oficinas de geração de renda e artesanato.
- 17h Entrega da licença e descerramento de placa na Igreja Matriz de São João Batista/ Hasteamento do mastro de São João Batista e Coroação de Nossa Senhora do Rosário no interior da Igreja.
- 18h Entrega da licença e descerramento de placa Palácio Cultural Carlos Martins/ Apresentação de música instrumental, oficina de balé e desenhos e exposição de quadros que retratam a cidade.
- 19h Entrega da licença e descerramento de placa Antiga Casa da Câmara e Cadeia Pública/ Visitação guiada com explanação histórica do prédio e da Vila da Praia e Encenação de julgamento na sala de audiência.