Patrimônios Culturais de São João da Barra recebem Certificação do Instituto Herity no dia da Cultura
São João da Barra vai receber na próxima terça-feira (05), dia da Cultura, representantes da Herity Internacional, para a entrega das licenças e das Certificações de Qualidade da Gestão do Patrimônio Cultural dos prédios históricos Estação das Artes Derly Machado, Cine Teatro São João, Centro Cultural Narcisa Amália, Igreja de São João Batista, Palácio Cultural Carlos Martins e Casa de Cultura João Oscar.
O município, através do Poder Público Municipal, em 2012, se manifestou oficialmente em participar da certificação e conseguiu importantes parcerias com o Instituto IBIO e o Instituto EBX, através das participações da população nas rodas de debates sobre cultura junto à Gestão Integrada do Território (GIT). Com a visita da Comissão da Instituição, São João da Barra conquistou a certificação após passar pela primeira fase do processo. A organização levou em consideração os quatro quesitos determinantes: percepção do bem cultural – relevância; estado de manutenção e restauro – conservação; informação transmitida ao visitante – comunicação; qualidade de acolhimento – serviços.
A Herity, que tem sede em Roma na Itália, é uma instituição totalmente independente, sem fins lucrativos, que visa o incentivo e a preservação dos espaços patrimoniais culturais materiais de relevância e o desenvolvimento econômico, buscando sempre o equilíbrio entre esses fatores, componentes da sustentabilidade. A busca da gerência consciente dos patrimônios culturais materiais a serem certificados é o que, na realidade, move a Herity Internacional. Além disso, a Instituição tem importante visão em trabalhar pela gestão de qualidade do patrimônio cultural mundial.
Diante das observações feitas e dos resultados obtidos pela participação da Herity, São João da Barra se tornou o mais novo local a fazer parte de tão importante certificação, que já existe pelo mundo em 243 lugares diferentes, desde 2004. A própria UNESCO vem reconhecendo a certificação Herity como forte ferramenta de gestão de qualidade de patrimônios culturais materiais, tornando-se do conhecimento de seus resultados como parâmetros para políticas internacionais de vigília e incentivo de conservação dos diversos patrimônios culturais espalhados pelo globo terrestre. A cidade entra para um rol de patrimônios culturais relevantes, certificados no Brasil e no mundo, destacando-se entre eles: Museu das Minas e do Metal – Minas Gerais, Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí, onde foi encontrada a ossada do primeiro homem americano, São José – Santa Catarina e a Fortaleza da Barra – Santos, São Paulo.
Os Alvos - Símbolos que compõem as placas de cada Certificação Herity, conquistadas pelos prédios locais. Depois de fixadas em cada espaço, as placas visam incentivar seus gestores à busca de melhorias constantes nos quatro quesitos, cujo objetivo é o de se chegar próximo a excelência da gestão de patrimônio cultural, com alto grau de satisfação dos seus visitantes. Vale ressaltar, que a certificação da Herity tem prazo de vencimento de três anos. Daí, a Prefeitura de São João da Barra, poderá manifestar novamente o interesse em pedir a sua reavaliação para aumentar, dentro do alvo de cada prédio, sua pontuação nos quatro quesitos que são mostrados transparentemente para o público visitante.
Programação
A programação tem início às 10h, com a coletiva de imprensa que acontece em solenidade oficial no Prédio da Casa de Câmara e Cadeia. Em seguida haverá a entrega das licenças e certificados para cada gestor dos espaços culturais, descerramento das placas e apresentações culturais locais.
- 14h Entrega da licença e descerramento de placa na Estação das Artes Derly Machado/ Feira externa com barracas do artesanato local e degustação dos doces típicos.
- 15h Entrega da licença e descerramento de placa no Cine Teatro São João/ Apresentação de vídeo institucional de movimento teatral e esquete.
- 16h Entrega da licença e descerramento de placa no Centro Cultural Narcisa Amália/ Apresentação do Monólogo “Vida de Narcisa Amália” e mostras das oficinas de geração de renda e artesanato.
- 17h Entrega da licença e descerramento de placa na Igreja Matriz de São João Batista/ Hasteamento do mastro de São João Batista e Coroação de Nossa Senhora do Rosário no interior da Igreja.
- 18h Entrega da licença e descerramento de placa Palácio Cultural Carlos Martins/ Apresentação de música instrumental, oficina de balé e desenhos e exposição de quadros que retratam a cidade.
- 19h Entrega da licença e descerramento de placa Antiga Casa da Câmara e Cadeia Pública/ Visitação guiada com explanação histórica do prédio e da Vila da Praia e Encenação de julgamento na sala de audiência.