domingo, 5 de junho de 2011


História do clássico "Os Saltimbancos"

Os Músicos da Cidade de Bremen”, famoso conto dos Irmãos Grimm, ficou mais conhecido no Brasil depois de adaptado para o teatro. Com músicas de Enrique Martinez e letras de Chico Buarque, o texto alemão passou a ser definitivamente “nosso” sob o nome de “Os Saltimbancos”. Em resumo, quatro animais muito diferentes entre si buscam um só ideal para suas vidas: escapar da opressão de seus donos. O jumento, a galinha, o gato e o cão representam, poeticamente, cada qual com sua personalidade, o sonho comum a todo ser humano: derrotar toda a forma de tirania.
Na trama, o jumento – cansado de tanto trabalhar sem recompensa alguma – decide fugir para a cidade, almejando um emprego como músico. No caminho, encontra um cachorro, na verdade mais um animal desiludido com seu antigo dono, pois sempre estava atrelado às suas ordens e nunca tinha nenhum tipo de reconhecimento. O jumento, sensibilizado pela história do seu “quase igual”, convida o novo companheiro para segui-lo em direção à cidade. Pouco depois, no mesmo caminho, os dois encontram uma galinha, que também tinha fugido de um malvado dono. Rapidamente, ela se junta à dupla sonhadora. Adiante, encontram uma gata que não suportava mais viver presa, porque, segundo ela, os gatos já nascem livres. Por isso, também passou a acompanhar o trio.
Os quatro amigos, depois de muito caminhar, chegam à Pousada do Bom Barão, onde imaginavam poder descansar. Ledo engano. Uma placa sinalizava que a entrada de animais era proibida. Resolvem, então, olhar pela janela e, pasmos, vêem no interior do local... os seus patrões. A primeira reação do grupo foi fugir para o mato. Em seguida, os bichos mudaram de idéia. Decidiram, juntos, enfrentar seus ex-donos. Para surpresa de todos, os patrões é que fogem. Como diz a letra da canção: “O animal é tão bacana, mas também não é nenhum banana”.

Fonte: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=biblioteca.interna&id_livro=50


Os Saltimbancos de São João da Barra!!!!



                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentarios publicados nesse Blog sao moderados. Nao aceitamos insultos ou coisas parecidas.