sexta-feira, 3 de junho de 2011

      
        
    ORGULHO DE SÃO JOÃO DA BARRA



Fonte da imagem:  http://www.cmcuo.com.br/

                  A História da  Banda Musical União dos Operários

A Banda Musical União dos Operários fundada em 09 de outubro de 1892, em São João da Barra, RJ, em decorrência da dissidência ocorrida no seio da antiga e hoje inexistente Lira de Ferro, criada em julho de 1875 por ocasião da segunda visita de Dom Pedro II ao norte fluminense, a Banda Musical União dos Operários contou, desde o início, com seus principais organizadores, com parcelas do operariado local, egressos dos estaleiros de construção naval sediados no município e da atividade pesqueira.
É talvez, fato único no histórico das bandas de música do país: A banda Musical União dos Operários, com atividades ininterruptas até os dias de hoje, mais de um século de atividades, nasceu do sadio idealismo de simples operários, sem qualquer outra conotação a não ser o amor à arte musical.
A Banda conta hoje com um quadro de 48 músicos executantes com idade média de 16 anos, de ambos os sexos, os quais são todos, após um estágio realizado na própria banda, considerados sócios “prestantes” do Centro Musical e Cultural União dos Operários. A Banda mantém também uma escola de musica denominada “OFICINA DE MÚSICA PROFESSORA LETÍCIA COSTA” que congrega em seus assentamentos aproximadamente 80 (oitenta) alunos, em sua maioria de classe baixa de nossa cidade e até de municípios vizinhos, como São Francisco do Itabapoana e Campos dos Goytacazes, isto porque esta escola é hoje uma das poucas escolas de música que leciona gratuitamente. Esta escola tem o orgulho de já ter formado, além de todo o quadro de músicos da Banda, oito músicos profissionais que servem atualmente nas fileiras da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, nas qualificações de soldados,  Sargentos e sub-tenente músico.
A banda, através do Centro Musical e Cultural União dos Operários, além dos serviços musicais e de instrução, ainda mantém um serviço na área de filantropia e na área social como, por exemplo: Assistência de farmácia para seus componentes e familiares, ajuda para despesas com funerais do seu quadro social, distribuição de brinquedos para as crianças no natal, distribuição de rosas no dia das mães e participações em campanhas de combate à fome, entre outras.
A banda mantém também um projeto inédito em bandas de música: É o financiamento de instrumentos para os músicos que desejarem possuir o seu instrumento próprio, o que veio a facilitar aos músicos na aquisição de instrumentos de melhor qualidade com condições possíveis. Centro Musical e Cultural União dos Operários fez parte também, na condição de membro conselheiro, do conselho municipal de promoção dos direitos da criança e do adolescente e do conselho municipal de cultura, um reconhecimento ao trabalho realizado com menores de nossa comunidade.
Recentemente a Banda Musical União dos Operários recebeu do Governo do Estado do Rio de Janeiro o título de “PATRIMÔNIO CULTURAL FLUMINENSE”. Foi também a Banda agraciada no ano de 2010 com o “Projeto Resgate da Mamória Musical de São João da Barra” do Ponto de Cultura do governo do estado, onde durante um período de três anos este projeto irá resgatar um antigo repertório de composições de músicos Sanjoanenses.
O Centro tem como presidente atual o Sr. Márcio Ribeiro Rangel, e sua diretoria é composta exclusivamente por músicos. A Banda tem como Regente o Sr. Joel de Sá Rosa, na função a 18 (dezoito) anos.
O Centro Musical e Cultural União dos Operários funciona na Av. Joaquim Thomaz de Aquino Filho, 170 Centro e sua sede esta aberta de segunda a sexta-feira no horário de 09:hh H às 21:00 H e aos sábados de 09:00 às 12:00 H e os ensaios da Banda ocorrem regularmente aos sábados às 19:00 H e os ensaios do Coral Experimental União dos Operários às segundas-feiras também às 19:00 H.
Para manter esse trabalho, a banda mantém em seu fundo de caixa uma quantia reservada para esses fins, e sobrevive graças a doações de simpatizantes, ao aluguel de seu salão e dependências e convênios com a Prefeitura Municipal de São João da Barra, o que através do amor a música e a causa social e com certo malabarismo consegue conduzir.


Um comentário:

Os comentarios publicados nesse Blog sao moderados. Nao aceitamos insultos ou coisas parecidas.