quinta-feira, 16 de junho de 2011


 

O  Clube Democrata



Fundado no dia 8 de fevereiro de 1897, o Clube  Democrata se encontra na rua principal do município de São João da Barra- RJ. Tem a sua marca registrada na época em que prevalecia a maior festa popular brasileira em ambientes fechados, o Carnaval. Eram vários bailes com máscaras, confetes, serpentinas e marchinhas com bandas de músicas clássicas da região.
Hoje, o Democrata não tem mais aquele glamour, mas continua ativo com encontros políticos, shows, feiras, entre outros eventos. O carnaval de São João da Barra continua sendo o melhor do interior do Estado do Rio de Janeiro.
Atualmente, o carnaval sanjoanense é comemorado com muita folia e tradição que se misturam nos quatro dias do Reinado de Momo.  Em um ambiente familiar, marca o carnaval de rua, que a cada ano apresenta diversas atrações na Passarela do Samba, na rua principal da cidade.
A festa se estende aos distritos, mas o que destaca são os desfiles das Escolas de Samba Congos e Chinês, seguidos pela Unidos da Chatuba, e os blocos Raíz e Indianos. Brincadeiras como a Banda Maluca, os Mascarados e o tradicional Concurso de Máscaras e Dominós garantem a tradição da festa. Vários blocos de rua também fazem a alegria dos foliões, assim como apresentações musicais de artistas locais, regionais e nacionais nos palcos e em trios elétricos.
Em 2011 teve o I Concurso de Marchinhas em São João da Barra." Um dos objetivos do I Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra é tornar toda sexta-feira anterior à sexta-feira de carnaval o Dia Municipal da Marchinha de Carnaval, que deverá fazer parte do calendário turístico e cultural do município." 

Fonte da imagem: Ururau


A GRANDE VENCEDORA DA MARCHINHA- 2011


AMOR DE CARNAVAL  
                            
Janine Gaia  
                                 
Naquele tempo, em que eu vivia
Enamorado com alegria
Se fez saudade, se fez lembrança
Hoje eu recordo feito criança a brincar

A melindrosa que dançava à Joaquim Thomaz
Eu de palhaço te olhava ao Cais do Imperador

E ao som da União das Flores
Entre olhares nasceu o nosso amor
E ao som da União das Flores
Entre olhares nasceu o nosso amor

Amor de Carnaval
Ligeiro sonho em três dias de folia No Democrata e Operários te encontrei
Bailes inesquecíveis

Mas como nada é perfeito
Tu és Congos e eu sou Chinês
E enquanto a índia no cavalo foi desfilar
A gargalhada no Oriente eu fui dar
Rá rá rá rá
Findou o Carnaval, tu foste embora
Em São João da Barra eu fiquei
Ano que vem talvez eu possa te encontrar
Amor de Carnaval é eterno enquanto durar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentarios publicados nesse Blog sao moderados. Nao aceitamos insultos ou coisas parecidas.